

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO II SIEIB UFRR
FUSO HORÁRIO (BRASIL (BRASÍLIA)/CANADÁ)
DIA 09 DE NOVEMBRO
14H30 - 16H30 - MESA DE COMUNICAÇÕES ORAIS – SESSÃO 1 - EDUCAÇÃO INTERCULTURAL ENTRE DIÁLOGOS E APRENDIZAGENS
MEDIADOR: Prof. Dr. Giovani José Da Silva (UNIFAP)
1) EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A OPINIÃO DE PAIS E PROFESSORES DA ALDEIA LIMÃO VERDE NO MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS
Elisangela Castedo Maria Do Nascimento, Aparecida de sousa dos santos
2) A LITERATURA INFANTIL INDÍGENA COMO RECURSO DE IMERSÃO LITERÁRIA DE ALUNOS INDÍGENAS
Paulo Fernando de Lucena Borges Ferreira
3) ARTES XAKRIABÁ E AS ESCOLAS: DESAFIOS POLÍTICOS E METODOLÓGICOS
Tales Bedeschi Faria, Vanginei Leite Silva
4) DESCOLONIZANDO A APRENDIZAGEM E O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DA INTERCULTURALIDADE CRÍTICA.
Gabriel Chaves Amorim, Dorvalino Refej Cardoso, Maira Damasceno
5) REPRESENTAÇÕES SOBRE MEIO AMBIENTE, DOS PROFESSORES TERENA QUE ATUAM DE 1ª A 4ª SÉRIE, NA ALDEIA BANANAL, DISTRITO DE TAUNAY, MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA, EM MATO GROSSO DO SUL.
Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha, Aparecida de sousa dos santos
6) PANKARARU DE PERNAMBUCO
Thyara Freitas De Alcântara
DIA 10 DE NOVEMBRO
14H30 – 16H30 – MESA DE COMUNICAÇÕES ORAIS – SESSÃO 2 - NARRATIVAS PLURAIS: INTERCULTURALIDADE E A DECOLONIZAÇÃO DA HISTÓRIA
MEDIADORA: Profa. Dra. Maria Leônia Chaves De Resende (UFSJ)
1 – NARRATIVAS E MATERIALIDADE: POR UMA ETNO-HISTÓRIA MINEIRA.
Daniela Semola Angonese
2 – RESISTÊNCIA INDÍGENA NOS TRATADOS DA ESCOLA IBÉRICA DA PAZ.
Luiz Henrique Guimarães Senna
3 – A ESCOLA IBÉRICA DA PAZ E O CONCEITO DE “GUERRA JUSTA”.
Carolina Bassi Simoni
4 – ESPACIALIDADE DAS ATIVIDADES EM COMUNIDADES INDÍGENAS A PARTIR DA PRÁTICA LOCAL.
Maria Bárbara De Magalhães Bethonico
5 - NARRATIVAS PLURAIS E A LEI 571/2019-CMSFX: DESVELANDO CAMINHOS PARA O ENSINO BILINGUE (MEBÊNGÔKRE-PORTUGUÊS) EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO FÉLIX DO XINGU-PA.
Michelly Silva Machado, Maria Nizan de Sousa
DIA 11 DE NOVEMBRO
14H30 – 16H30: MESA DE COMUNICAÇÕES ORAIS – SESSÃO 3 – EDUCAÇAO, IDENTIDADE NACIONAL E O CONCEITO ÍNDIO/INDÍGENA
MEDIADOR: Prof. Dr. Alfredo Nava Sánchez (UFSJ)
1) ORALIDADE, HISTÓRIA, CULTURA E EDUCAÇÃO NUMA ALDEIA GUAJAJARA EM BARRA DO CORDA, MARANHÃO.
Dailme Maria da Silva Tavares
2) A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA EM PERNAMBUCO: “EDUCAÇÃO É UM DIREITO, MAS TEM QUE SER DO NOSSO JEITO”
Isabelle Sedícias Nascimento Ferreira
3) CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES FORMATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM SUBPROJETO DO PIBID EM CONTEXTOS INDÍGENAS
Jovina Mafra dos Santos, Lucilene Julia Da Silva
4) A TRAJETÓRIA DA ORGANIZAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS DE RORAIMA (OPIRR) NO CONTEXTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Sandra Do Nascimento Moura, Adine Da Silva Ramos
5) NA’APADII PYGARY YY?: NOMES DESIGNATIVOS E AUTODESIGNATIVOS WAPICHANA
Fabio de Sousa Lima
